Orfeon Maestro Alves Coelho
Orfeon Maestro Alves Coelho é um coro misto formado em Fevereiro de 2010, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Arganil. Trata-se de um grupo coral amador sem fins lucrativos que conta actualmente com cerca de 50 elementos, oriundos de vários pontos do concelho de Arganil e de diversas origens académicas e/ou profissionais, englobando colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, profissionais liberais, funcionários públicos, etc.
O Orfeon, dirigido pelo professor/maestro José Miguel Marques, veio enriquecer a oferta cultural no panorama do Concelho de Arganil, a par de outras estruturas já existentes. Porém, homenageia o Maestro Alves Coelho, figura ímpar no que diz respeito à música, marcando desta forma a região.
Desde Julho de 2010, o Orfeon Maestro Alves Coelho ensaia bissemanalmente visando a maturação de aspectos técnicos vocais e a interpretação cuidada de obras corais. O repertório do Orfeon incluiu peças de carácter distinto, “a capella” e com acompanhamento de órgão/piano, e de estilos diversificados, desde o erudito à música popular. Apresentou-se pela primeira vez em público na igreja da Misericórdia de Arganil, no dia 17 de Novembro de 2010, recebendo o “Ensemble Cum Jubilo” no âmbito do Festival de Música de Coimbra. Das apresentações que já efectuou destaca-se a participação na apresentação dos órgãos sociais da “Fundação Memória da Beira Serra – A Comarca de Arganil”, no dia 26 de Fevereiro de 2011, no Casino do Estoril (Lisboa).
De salientar ainda que o Orfeon é uma das formas culturais preconizada pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil, no âmbito do Projecto Academia Condessa das Canas, que representa uma nova dinâmica de forma a incentivar a participação da comunidade através da sua adesão a esta actividade, apenas possível pelo voluntariado e dedicação dos membros do grupo coral e do espírito de abertura e cooperação da Instituição, contando com os patrocínios dos empresários Susana Redondo e Carlos Andrade.