Mata das Misericórdias
A Mata das Misericórdias, outrora conhecida como Mata do Hospital, é um espaço florestal de cerca de 22 hectares, doado pela D. Maria Isabel de Melo Freire de Bulhões, conhecida por Condessa das Canas, aquando da construção do primeiro hospital concelhio em 1881 e que veio a instalar-se na respetiva Casa Senhorial, entrando em funcionamento em 1886.
Este magnífico espaço natural é composto por espécies autóctones, nomeadamente Carvalho, Castanheiro e Sobreiro, a par de outras espécies arbóreas como são o caso do Pinheiro Manso, do Pinheiro Bravo e do Cedro. Predomina também o medronheiro, espécie arbustiva, assim como diversa flora e fauna que encontrou nesta Mata um espaço de preservação e proteção. Sendo regular avistarem-se esquilos, bem como outras espécies, nomeadamente aves.
Contudo, a beleza hoje encontrada na Mata resultou de um trabalho intensivo de combate a espécies infestantes, como foi o caso das acácias e mimosas, tendo em vista a recuperação da floresta inicialmente aí existente e caracterizada por árvores de folha caduca e que hoje voltaram a ser predominantes.
Contribuiu para este processo de requalificação e proteção ambiental a aprovação de candidatura no âmbito do Programa Operacional do Centro (POCentro) e correspondente ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), o que possibilitou a reflorestação da Mata, mas de igual modo a instalação de estruturas que potencializam a preservação e valorização da floresta.
A Mata das Misericórdias é hoje um local onde é possível usufruir da natureza existente, percorrendo os diversos percursos pedestres que se espalham pelos 22 hectares, quer seja numa ótica de manutenção e desporto, quer seja numa lógica de relaxamento e lazer.
Existem ainda, espaços temáticos, como o espaço dos Lions, o percurso dos poetas, ou as ruas das Freguesias e das Misericórdias, sem esquecer os três auditórios ao ar livre que possibilitam a realização de espetáculos e saraus, assim como as cascatas que, para além de embelezarem a Mata, possibilitam a existência de uma fauna e flora mais diversificada e atenuam os efeitos do calor, refrescando a vegetação envolvente e reduzindo os riscos de propagação de fogos.
Conta também com uma estrutura designada de Centro Ambiental e que visa promover a divulgação deste espaço, tendo associado uma pequena residência – Bungalow – para acolher investigadores ou personalidades que queiram conhecer e estudar a Beira Serra.
A Mata das Misericórdias acolhe ainda, anualmente, um vasto leque de atividades, envolvendo a comunidade e diversas instituições, das quais se destacou a realização do encerramento do X Congresso das Misericórdias Portuguesas, e que contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
Para a Misericórdia de Arganil, a sua Mata é uma referência no âmbito da preservação ambiental, conjugando esta componente com a valorização da comunidade em que se insere, ao mesmo tempo que serve de sala de visitas a quem queira conhecer a Beira Serra, mas também as Misericórdias, assumindo aqui um papel nacional deste movimento com mais de 5 séculos.