Programa de Emergência Alimentar (PEA)
No âmbito do Programa de Emergência Social (PES) e do Protocolo de Cooperação de 2011-2012 entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e a União das Misericórdias Portuguesas, foram identificadas um conjunto de medidas a adoptar que visam minorar o impacto da actual crise económico-financeira nos indivíduos e famílias mais carenciadas.
Assim, inserida na Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais e tendo em vista a maximização de recursos já existentes, foi criado o Programa de Emergência Alimentar (PEA), permitindo assegurar o acesso a refeições diárias a indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade em regime de gratuitidade, apesar de poder ser cobrado um valor (até 1,00€), consoante o rendimento das famílias.
A Santa Casa da Misericórdia de Arganil celebrou em 06 de Julho de 2012 Protocolo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social com capacidade para 65 refeições diárias. De modo a ver fortalecida a lógica da proximidade e igualdade de acesso a todos, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil tem vindo a assinar Protocolos com outras Instituições concelhias.