Foi com a tónica na implementação da Rede Local de Intervenção Social (RLIS), dando assim continuidade ao projeto piloto iniciado em Novembro de 2014, que a Assembleia Geral da Misericórdia de Arganil aprovou, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2016.
No entanto, a preocupação com a resolução da situação do Cineteatro Alves Coelho e a concentração das atividades da Academia Condessa das Canas na antiga escola Adães Bermudes localizada no paço grande, foram também dois dos assuntos abordados na reunião.
Nesse sentido, o Provedor da Misericórdia, Prof. José Dias Coimbra, salientou que “não pretendemos alimentar polémicas, pelo que aguardamos com serenidade a devolução do histórico edifício, uma vez que consideramos que a Câmara Municipal não deu cumprimento ao estabelecido na escritura de constituição do direito de superfície. No entanto, cabe agora aos tribunais resolver a situação, algo que teria sido desnecessário se o Sr. Presidente tivesse dado sequência ao que afirmou publicamente na reunião da Assembleia Municipal de 14 de Junho de 2014, ou seja, respeitar a vontade da Santa Casa.”
Ainda sobre esta matéria, recordou que “quando cedemos o cineteatro Alves Coelho, sempre foi na expetativa de que fosse respeitada a continuidade das valências de cinema e teatro, entre outras, no emblemático edifício, através da concretização do projeto existente há data da celebração da escritura, dentro de um determinado prazo. Infelizmente, verificámos o contrário por parte da Câmara, pois pretende realizar um novo projeto.”
Quanto à escola Adães Bermudes salientou, “esperar que a Academia possa abrir portas nesse antigo edifício do paço grande no decurso de 2016, com várias atividades, desde a ginástica, passando pela música e a informática. Estas atividades serão vocacionadas não só para os utentes da instituição, mas de igual modo serão direcionadas para a comunidade”.
A reunião magna ficou ainda marcada pela aprovação, por unanimidade e aclamação, de um voto de louvor ao esforço realizado pela Mesa Administrativa na projeção realizada para o ano vindouro, tendo em conta as dificuldades que se perspetivam no âmbito do combate à exclusão social.
Pesquisar
Arquivo de Notícias
Notícias recentes
- Na Mata das Misericórdias… 07/05/2024
- OBRIGADO! Dr. “François” Francisco Costa. 23/04/2024
- Apresentação do Livro “Doce Centelha Sobre a Alma” do Padre Albino Camati 17/04/2024
- Misericórdia aprova atribuição de título de benemérito ao Prof. Coimbra 02/04/2024
- Utentes da Instituição marcam presença na Feira do Livro de Arganil 22/03/2024