Encontra-se, prestes a funcionar a Sala Snoezelen, na sequencia do Prémio BPI Seniores 2014, conquistado pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil – Projeto “Dar vidas aos dias” destacando-se pela inovação, foi recebido um prémio correspondente ao valor do investimento necessário.
Ficado instalada na Unidade de Cuidados Continuados, este espaço será aberto a toda a comunidade e entidades parceiras.
Objectivos do Snoezelen na nossa instituição:
Estimular os sentidos com o contato de materiais diversos;
Incentivar a participação dos diversos usuários;
Estimular a criatividade e a curiosidade sobre os estímulos;
Promover a participação de familiares;
Proporcionar o relaxamento e estimulação sensorial;
Compartilhar a metodologia com outras instituições.
Origem: A palavra Snoezelen provém do Holandês Snuffelen (cheirar) e Doezelen (tornar leve, relaxar). O Snoezelen foi aplicado numa sala especial com equipamento que oferecia múltiplos estímulos, envolvendo todos os sentidos, tanto para estimular como para relaxar.
Abordagem Multissensorial: Acompanha o crescimento da aceitação da nova condição, na manutenção das suas capacidades e na reabilitação, criando um contexto de calma e tranquilidade, onde não existem exigências, expectativas ou opiniões.
O Snoezelen pode oferecer um ambiente descontraído, agradável, com sons, experiencias táteis, massagens e vibração, efeitos luminosos interessantes. Oferece um ambiente de oportunidades de interação e envolvimento quer a nível do corpo (físico), quer ao nível de mente (psíquico), quer ao nível do espirito (espiritualidade).
Integração Sensorial: A integração sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa e adequada.
A integração sensorial define a forma como o individuo desenvolve a capacidade de perceber, aprender e organizar sensações recebidas para executar atividades espontâneas e significativas.
O cérebro humano depende da informação que recebe do ambiente através dos sistemas sensoriais, da informação visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa.
O uso de cores, cheiros, texturas diferentes, sons, musica e a água são experiencias significativas, que visam promover a qualidade de vida das pessoas.