Visão, Missão e Valores
No âmbito da coordenação e gestão da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, no seu todo e de cada uma das suas valências, encontram-se os propósitos da prática das catorze obras de Misericórdia, espirituais e corporais, relacionados com a sua natureza histórica, no campo social e de saúde e as estratégias enunciadas no compromisso da Irmandade, os Regulamentos Internos do complexo Social e de saúde bem como as orientações da União das Misericórdias Portuguesas e das entidades de tutela (Ministério da Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Saúde).
Visão
Ser uma instituição reconhecida socialmente:
- Pela excelência dos apoios e cuidados prestados nas suas diversas valências;
- Pela promoção de uma cultura de aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo;
- Pelo incentivo à adoção das melhores práticas;
- Pela orientação para a obtenção de resultados sociais e/ou de saúde;
- Para a satisfação dos utentes, profissionais, familiares, parceiros e comunidade;
- Pela procura de um modelo de proteção e intervenção social, privilegiando uma visão integrada do ser humano.
Missão
Assegurar:
- Um conjunto de cuidados de apoio social e de saúde de qualidade;
- A promoção, a autonomia e a qualidade de vida a todos os utentes e sociedade em geral;
- A proteção dos cidadãos na velhice/ou em situação de dependência, apoio a famílias, crianças e jovens;
- O aumento da funcionalidade da pessoa em situação de dependência;
- Através de um processo ativo e contínuo de reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Valores
Solidariedade de cariz global e universalizante da humanidade – 14 obras de Misericórdia, 7 corporais, 7 espirituais, que abrangem todos os Homens, sem discriminação e o Homem todo, em corpo e espírito:
- Eficiência;
- Eficácia;
- Qualidade;
- Sustentabilidade;
- Melhoria contínua;
- Visão holística da pessoa;
- Inter/multidisciplinaridade;
- Individualidade;
- Humanização.
Estratégias
- Eficiência, eficácia, qualidade e sustentabilidade tendo por base uma economia de escala, assente na maximização de resultados e recursos institucionais;
- Garantia da satisfação e qualidade de vida, mesmo em situações irrecuperáveis, a respeito da dignidade, preservação da identidade, privacidade, informação, não-discriminação, integridade física e moral, exercício de cidadania e consentimento informado das intervenções efetuadas;
- Melhoria contínua da qualidade na prestação dos cuidados, inter/multidisciplinarmente;
- Visão holística do Homem e avaliação integral das necessidades de cada cidadão com definição periódica de metas de promoção, de recuperação contínua ou manutenção de autonomia e bem-estar;
- Prestação individualizada, humanizada e integrada de cuidados de saúde e apoio social de qualidade, à pessoa idosa e/ou em situação de dependência;
- Participação e co-responsabilização dos utentes e seus familiares/cuidadores informais ou representante legal em todo o processo;
- Satisfazer as necessidades dos utentes visando a promoção do equilíbrio biopsicossocial;
- Complementaridade e dinâmica dos vários parceiros, nomeadamente entre a entidade prestadora, entidades coordenadoras Ministério da Saúde, Ministério da Solidariedade e Segurança Social, os profissionais de saúde e de apoio social, utente família e cuidador informal;
- Avaliação, divulgação e dinamização das boas práticas institucionais.