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Visão, Missão e Valores

No âmbito da coordenação e gestão da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, no seu todo e de cada uma das suas valências, encontram-se os propósitos da prática das catorze obras de Misericórdia, espirituais e corporais, relacionados com a sua natureza histórica, no campo social e de saúde e as estratégias enunciadas no compromisso da Irmandade, os Regulamentos Internos do complexo Social e de saúde bem como as orientações da União das Misericórdias Portuguesas e das entidades de tutela (Ministério da Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Saúde).

Visão

Ser uma instituição reconhecida socialmente:

  • Pela excelência dos apoios e cuidados prestados nas suas diversas valências;
  • Pela promoção de uma cultura de aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo;
  • Pelo incentivo à adoção das melhores práticas;
  • Pela orientação para a obtenção de resultados sociais e/ou de saúde;
  • Para a satisfação dos utentes, profissionais, familiares, parceiros e comunidade;
  • Pela procura de um modelo de proteção e intervenção social, privilegiando uma visão integrada do ser humano.

Missão

Assegurar:

  • Um conjunto de cuidados de apoio social e de saúde de qualidade;
  • A promoção, a autonomia e a qualidade de vida a todos os utentes e sociedade em geral;
  • A proteção dos cidadãos na velhice/ou em situação de dependência, apoio a famílias, crianças e jovens;
  • O aumento da funcionalidade da pessoa em situação de dependência;
  • Através de um processo ativo e contínuo de reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Valores

Solidariedade de cariz global e universalizante da humanidade – 14 obras de Misericórdia, 7 corporais, 7 espirituais, que abrangem todos os Homens, sem discriminação e o Homem todo, em corpo e espírito:

  • Eficiência;
  • Eficácia;
  • Qualidade;
  • Sustentabilidade;
  • Melhoria contínua;
  • Visão holística da pessoa;
  • Inter/multidisciplinaridade;
  • Individualidade;
  • Humanização.

Estratégias

  • Eficiência, eficácia, qualidade e sustentabilidade tendo por base uma economia de escala, assente na maximização de resultados e recursos institucionais;
  • Garantia da satisfação e qualidade de vida, mesmo em situações irrecuperáveis, a respeito da dignidade, preservação da identidade, privacidade, informação, não-discriminação, integridade física e moral, exercício de cidadania e consentimento informado das intervenções efetuadas;
  • Melhoria contínua da qualidade na prestação dos cuidados, inter/multidisciplinarmente;
  • Visão holística do Homem e avaliação integral das necessidades de cada cidadão com definição periódica de metas de promoção, de recuperação contínua ou manutenção de autonomia e bem-estar;
  • Prestação individualizada, humanizada e integrada de cuidados de saúde e apoio social de qualidade, à pessoa idosa e/ou em situação de dependência;
  • Participação e co-responsabilização dos utentes e seus familiares/cuidadores informais ou representante legal em todo o processo;
  • Satisfazer as necessidades dos utentes visando a promoção do equilíbrio biopsicossocial;
  • Complementaridade e dinâmica dos vários parceiros, nomeadamente entre a entidade prestadora, entidades coordenadoras Ministério da Saúde, Ministério da Solidariedade e Segurança Social, os profissionais de saúde e de apoio social, utente família e cuidador informal;
  • Avaliação, divulgação e dinamização das boas práticas institucionais.
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