Foi oficialmente apresentado no dia 5 de setembro o projeto VIDAS – Valorização e Inovação em Demências, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, que tem como missão o levantamento de dados sobre os tipos e grau de demências prevalecentes a nível das estruturas residenciais para idosos e serviço de apoio domiciliário.
A primeira etapa do VIDAS consiste na identificação da população com demência, através de uma avaliação neurológica a ser executada por uma equipa constituída por 6 psicólogos que irá envolver perto de 2000 utentes integrados nas 23 Misericórdias e IPSS’s inerentes ao projeto. Segundo os resultados deste balanço, serão promovidas ações de formação direcionadas a pessoal técnico das instituições sociais que intervém junto dos idosos, com o objetivo de padronizar princípios e práticas adaptadas proporcionando assim um tratamento adequado e uma melhoria na qualidade de vida do utente. Com base numa avaliação final, serão ponderadas reestruturações arquitetónicas específicas ao nível dos cuidados exigidos, permitindo assim retardar e atenuar o agravamento da demência.
Esta iniciativa envolve também a parceria da Direção Geral de Saúde, da Alzheimer Portugal, da CNIS, do Hospital do Mar e do Hospital de Magalhães Lemos.
Pesquisar
Arquivo de Notícias
Notícias recentes
- Na Mata das Misericórdias… 07/05/2024
- OBRIGADO! Dr. “François” Francisco Costa. 23/04/2024
- Apresentação do Livro “Doce Centelha Sobre a Alma” do Padre Albino Camati 17/04/2024
- Misericórdia aprova atribuição de título de benemérito ao Prof. Coimbra 02/04/2024
- Utentes da Instituição marcam presença na Feira do Livro de Arganil 22/03/2024